Cabo HMPE (Dyneema® ou Spectra®) x Cabo ARAMIDA (Kevlar®)

No quadro abaixo comparamos os principais parâmetros de desempenho dos cabos sintéticos de HMPE (Dyneema® ou Spectra®) e Aramida (Kevlar®)

Parâmetros HMPE (Dyneema®/Spectra®) ARAMIDA (Kevlar®)
Resistência à ruptura Extremamente alta Extremamente alta
Resistência solventes/ácidos Muito boa Excelente
Resistência raios UV Razoável Razoável
Resistência abrasão Excelente Razoável
Ponto fusão 147º 426º
Peso específico da fibra 0,97 g/dm3 1,44 g/dm3
Flutuabilidade Positiva Negativa
Facilidade de manuseio Excelente Excelente
Alongamento à ruptura Baixo Baixo
Absorção água Zero Menos 1%
Absorção choque (tranco) Razoável Razoável
Em resumo, a Aramida e o HMPE são consideradas fibras sintéticas de alto desempenho e, portanto, são recomendadas para aplicações especiais aonde a resistência à tração, facilidade de manuseio e o baixo alongamento são pré-requisitos.
Respondendo a questão – Cabos Sintéticos para Guinchos Off-Road – Kevlar® ou Dyneema®, somos da opinião que hoje em dia a maioria dos cabos importados são fabricados com a fibra HMPE, que teve nos últimos anos um incremento comercial muito grande, principalmente, pelo início da sua fabricação nos países orientais.
Acreditamos que o fato de muita gente ainda chamar o cabo sintético usado nos guinchos, de cabo de Kevlar®, vem da época da introdução dos primeiros cabos que foram fabricados com a fibra de aramida.

A Cordoaria São Leopoldo e a fibra de HMPE

A CSL trabalha com as duas fibras, mas sua produção é bem mais concentrada na fibra de HMPE. Essa escolha, recai no número maior de vantagens do HMPE sobre a Aramida, principalmente, no uso naval/offshore, segmentos que são prioritários no mix de produtos da empresa.

Outro ponto importante, é a maior adaptabilidade que o HMPE tem na impregnação das fibras com coating anti-abrasivo (que da a cor laranja ao cabo) aplicado para aumentar a resistência ao atrito (abrasão). Essa também é uma questão importante na escolha da CSL pelo HMPE.

No setor Off-Road, a fibra de HMPE respondeu bem e foi muito bem aceita. Hoje os cabos Pata Negra estão sendo utilizados em todos os pontos e trilhas do nosso país. “A aprovação do produto foi impressionante”, revelou André Vasconcellos, diretor da CSL Marinharia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *