Cabos trançados perdem resistência quando submetidos a torções

Torções podem reduzir a resistência de cabos trançados e, consequentemente, promover falhas inesperadas. A fim de evitar isso, é importante ser capaz de identificar essas torções, tomar ações adequadas para removê-las e, por fim, evitar surpresas indesejadas.

COMO IDENTIFICAR UMA TORÇÃO?

Identificar torções em um cabo  trançado é realmente fácil. Basta seguir uma única linha imaginária na trança ao longo do comprimento do cabo. Para traçar esta linha, procure acompanhar o direcionamento das pernas. A figura auxilia neste método. Esta linha imaginária deve sempre permanecer reta. Caso ela demonstre circularidade em seu sentido, isto indica que o cabo está torcido.

torções em cabos trançados

 

Efeito da torção sobre a resistência dos cabos

A resistência de um cabo diminui gradativamente de acordo com a quantidade de torções que possui. O efeito de torção irá variar de acordo com o tipo de fibra, diâmetro e construção do cabo.

resistência a ruptura versus torções por metro cabos trançados

O gráfico mostra os resultados dos ensaios realizados em cabo de 12 pernas de Poliéster, no laboratório da CSL em janeiro de 2012, onde é possível perceber a redução da resistência à tração à medida que o cabo vai recebendo mais torções.

Cabos trançados versus cabos torcidos

 

POR QUE A TORÇÃO PODE REDUZIR A RESISÊNCIA À TRAÇÃO DE CABOS TRANÇADOS? 

Quando um cabo trançado é torcido, independente da direção dessa  torção,  ou Z, o fenômeno irá provocar um  desequilíbrio estrutural e  resultará em uma dispersão da carga aplicada ao cabo em apenas  algumas pernas, e não  no cabo como um todo. Dessa forma, na direção em que o  cabo está sendo torcido algumas pernas ficariam mais tensionadas, enquanto as demais teriam a tendência a se afrouxarem.

perna trançada avariada

 

A figura ilustra este fenômeno, onde um cabo torcido na direção S indica um alinhamento acentuado nas pernas Z e, consequentemente, um afrouxamento nas pernas S. Neste caso, as pernas mais alinhadas  receberão uma tensão  maior de carga, enquanto as frouxas não participarão da resistência do cabo. As pernas na parte superior, que estão  visivelmente soltas, não irão contribuir com a resistência do  cabo. Já as pernas apertadas na parte inferior suportarão  quase a totalidade da carga.

CAUSAS DE TORÇÕES EM CABOS TRANÇADOS

Um cabo trançado não promove torções sozinho, sua construção é  balanceada e equilibrada. Sendo assim o efeito de torção se dá pela aplicação ou configuração em que este cabo está submetido. A maneira mais comum de se aplicar torção em um cabo trançado se dá no momento da instalação, e principalmente quando novo. Devido ao seu comprimento, os cabos trançados normalmente são disponibilizados em  bobinas. Essas bobinas, quando desenroladas de forma errada, acabam aplicando uma série de torções no cabo trançado.

 

como desenrolar um cabo ou corda

CASOS EXTREMOS DE TORÇÕES

Um cabo trançado, quando submetido a um excesso de torção, pode sofrer uma desestruturação de sua construção, chegando ao ponto de não ser mais possível identificar sua construção original. Veja o exemplo abaixo.

Como estava:

 cabo trançado avariado por torções

Como deveria estar:

cabo trançado

REMOÇÃO DA TORÇÃO

Sempre que for possível identificar um cabo trançado com torções, siga algumas dicas para remoção da torção:

  1. Remova o cabo de sua aplicação e estenda-o sobre uma superfície plana;
  2. Distorça manualmente a torção até que seja possível visualizar uma linha imaginária longitudinal mais reta possível;
  3. Para facilitar o desenrolamento, ordenhe o cabo;
  4. Em alguns casos, é possível aplicar um Swivel em uma extremidade e, tensionando a extremidade oposta, a torção tende a se desfazer;
  5. Sempre que reinstalar o cabo, faça-o aplicando uma tensão de referência, para facilitar a visualização de torções ainda existentes;
  6. Em caso de qualquer dano encontrado ao longo do cabo, contate o fabricante para uma avaliação mais profunda.

Cuide bem dos seus cabos, eles foram fabricados com muito carinho, esforço e dedicação 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *