Descubra a vida útil de suas cordas e como descarta-las

Descubra a vida útil de suas cordas e que destino dar a elas. Utilizar as cordas pelo tempo correto é fundamental para sua segurança.

Saiba mais sobre a vida útil de uma corda e o que fazer com ela na hora do descarte. Alternativas sustentáveis e criativas podem dar um destino feliz e seguro para suas cordas.

 

vida útil de suas cordas

Vida útil da corda

A vida útil de suas cordas depende de uma série de fatores, principalmente a frequência de uso e o modo de utilização. Há quanto tempo você está utilizando suas cordas? Já está na hora de trocá-las?

O quadro abaixo estabelece uma relação genérica entre a frequência/intensidade de uso com a durabilidade da corda.

Cotidiana ou intensiva 6 meses
Cotidiana de média intensidade 12 meses
Semanal e intensiva 12 meses
Semanal de média intensidade 24 meses
Algumas utilizações no ano e de média intensidade 36 meses
Poucas utilizações no ano e de média intensidade 60 meses

 

A utilização de suas cordas por tempo indevido pode colocar sua segurança em risco. Portanto, mesmo com muito cuidado e pouco uso, uma hora a corda deverá ser aposentada. E daí, o que fazer?

Descarte e reaproveitamento das cordas

Existem muitas possibilidades sustentáveis para o descarte das cordas, caso você não tenha interesse em reaproveita-las para uso próprio. Existem algumas associações e instituições que fazem o trabalho de reciclagem de nylon e precisam de materiais como as nossas cordas para essa prática.

Confira aqui os locais de reciclagem e veja o mais próximo a você, a natureza agradece!

Outra alternativa criativa, para quem tem tempo e disposição, é transformá-las em tapetes, redes de escalada, brinquedos para cachorros, pulseiras e até mesmo móveis.  Confira nesse link alguns tutoriais sobre como reutilizar suas cordas. Os créditos da matéria ficam por conta da redação do Blog da Escalada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *