Substituição de cabo de aço por HMPE (fibra sintética)

Cabo de aço é coisa do passado. Cabos de HMPE vem revolucionando diversas aplicações com soluções mais seguras e eficientes.

HMPE (Dyneema/Spectra) é uma fibra utilizada na fabricação de cabos e cordas que apresenta excelente desempenho em aplicações em que se exige força, leveza, durabilidade e flexibilidade. Além disso, sua resistência é tão alta que se assemelha à do cabo de aço, no entanto, os cabos feitos de HMPE (Dyneema/Spectra) tem 1/7 do peso de um cabo de aço. É um desempenho realmente impressionante.

Vídeos não faltam no Youtube mostrando desastres com cabos de aço, inclusive levando operadores à morte Você não quer mais trabalhar com cabos de aço? Saiba mais sobre esta revolucionária tecnologia aqui.

hmpe-leveza-em-operacoes-cabo-de-aco

“Quando substituímos o aço pelos cabos de HMPE da CSL foi como mudar da água pro vinho. Ganhamos muita eficiência reduzindo substancialmente o tempo de nossas operações, tivemos redução nas cargas aplicadas em nossos guinchos e grandes resultados na saúde e segurança dos nossos colaboradores.”

Jose Mario Lobo, Coordenador de Operações Wilson, Sons Reboocadores

 

Abaixo tabela comparativa entre fibras:

Fibra Diâmetro do cabo (mm) Peso (kg/100m) Resistência (Toneladas)
HMPE (Dyneema/Spectra) 40 97 128
Aramida (Kevlar/Twason) 48 211 126
Nylon 72 321 124
Aço 6x36WS 40 771 124

 

Aplicações

Os cabos e cordas de HMPE (Dyneema/Spectra) são utilizados em inúmeras aplicações, se diferenciando onde é necessário altíssima resistência e baixo peso, tais como:

Reboque Naval________________________

 

Elevação de cargas_______________________

Abaixo o caso da elevação de uma ponte rolante de mais de 1.000 toneladas feita com cabos CSL de HMPE.

elevacao-ponte-rolante-com-hmpe-super-leve-cabo-de-aco

 

Reboque terrestre/off-road_______________________

Os cabos CSL de HMPE substituem com imensa vantagem os cabos de aço em aplicações de mineração, agricultura e off-road. Os resultados do HMPE nesta aplicação tem sido surpreendentes. Tanto as empresas quanto os praticantes do esporte vem tendo grande ganho operacional e de segurança.

cabo-de-aco-nunca-mais-reboque-ultra-leve-com-hmpe-cslcabo-ultra-leve-csl-substitui-cabo-de-aco

reboque-hmpe-substituindo-cabo-de-aco

Amarração naval_______________________

Na amarração naval os cabos de HMPE trazem economias enormes quando substituindo cabos de aço. Abaixo uma foto de uma operação de amarração realizada com uma plataforma de petróleo em construção.

cabo-ultraleve-hmpe-substitui-cabo-de-aco

 

A tecnologia desta fibra é de alta complexidade e na maioria dos casos as aplicações são de alto risco. É muito importante que você tenha um fornecedor com histórico de trabalho com a fibra.

 

HMPE (Dyneema/Spectra) x CABO DE AÇO

fibra de HMPE também é conhecida pela sua comparação com o aço, pois possui 15% do seu peso, mas mesma força e volume. Também, oferece até 1.000 vezes melhor resistência à fadiga. Por conta disto, o HMPE representa economia e segurança em operações que o utilizam. Ele aumenta muito a velocidade das operações, pois apresenta baixíssimo peso, é muito mais seguro e quando usado à exaustão e não apresenta “efeito chicote” na ruptura. Além disso, este cabo exige muito menos mão de obra, oferece maior conforto a quem irá manuseá-lo e os equipamentos em contato com os cabos tem desgaste muito menor, sem contar que os cabos podem durar até 5x mais que os cabos de aço se bem conservados.

 

hmpe-superior-ao-cabo-de-aco

 

Instruções gerais para reduzir abrasão em linhas sintéticas

O cabo sintético possui grandes vantagens sobre o cabo de aço, especialmente quando falamos da interação com equipamentos presentes no deck de embarcações. O cabo de aço frequentemente fica no deck expondo os equipamentos à ferrugem e a um enorme atrito causado pela tensão metal-com-metal. As quinas afiadas que se formam podem danificar cabos sintéticos e também causar danos físicos à tripulação. Caso se queira converter a embarcação de cabo de aço para sintético, é importante realizar uma preparação das superfícies de contato antes de instalar o cabo sintético. A CSL recomenda que as superfícies dos equipamentos sejam preparadas com acabamento de pelo menos 7.5 micrometros de rugosidade. É bastante recomendado incluir no seu cabo de HMPE proteções contra a abrasão, tais como capas especiais e luvas. A CSL oferece as melhores opções para aumentar a durabilidade de seu cabo.

 

Cuidados no manuseio

  • Evitar torções na linha
  • Proteja de arestas ásperas e/ou abrasivas
  • Proteção à abrasão/ capas protetivas
  • Condição de calços, buzinas, guinchos
  • Suavizar todos os pontos de contato da corda (guincho, guia de cabo, buzinas, etc.)
  • Reparar buzinas danificadas

Recomendações para aposentadoria dos cabos

Você deve cuidar de perto de fenômenos como:

  • Perna cortada
  • Compressão
  • Perna puxada
  • Fusão ou derretimento
  • Diâmetro incosistente
  • Abrasão

É altamente recomendado que você leia o manual de cuidado com cabos de HMPE da CSL, disponível neste link.

 

Resistência a ácidos e álcalis

Além da sua resistência à ruptura, a fibra de HMPE é conhecida também por sua resistência química, tendo excelente desempenho frente a ácidos e álcalis.

Cabo de HMPE tem muito mais resistência à alcalis do que o cabo de aço

Creep

O HMPE é conhecido também por sofrer o mesmo tipo de deformação plástica que o polietileno: o creep. Este fenômeno ocorre quando o cabo fica exposto a tensões constantes por longos períodos de tempo.

CSL já tem soluções de HMPE que anulam o efeito de creep, abrindo um novo horizonte de aplicações para a fibra.

HMPE (Polietileno de alto módulo) X Polietileno Normal

HMPE POLIETILENO
Ultra alto peso molecular Baixo peso molecular
Longas cadeias moleculares Cadeias moleculares curtas
As cadeias moleculares são longas, orientadas e cristalizadas na direção da fibra As moléculas não estão bem orientadas e suas ligações facilmente se quebram

diferença química entre o HMPE e o polietileno normal

 

Mais informações

Mais informações técnicas sobre a fibra de HMPE, acesse este estudo:

CSL – A Compilation on HMPE Fiber

Dúvidas sobre a fibra de HMPE, confira o FAQ HMPE desenvolvido pela CSL.

 

Alguns casos de uso do HMPE em substituição aos cabos de aço:

Amarração Naval

Elevação de Cargas Pesadas

Cabo Cônico para Instalações Submarinas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *