Concretos e argamassas reforçados com microfibras de polipropileno tem menos fissuras

Pesquisas indicam que a utilização de microfibras de polipropileno (SemTrinca Microfibra) em concretos e argamassas reduzem as fissuras de 18% a 23% (Padron et al, 1990).

A argamassa reforçada com SemTrinca é um tipo de compósito fibroso. A argamassa e estas fibras são materiais que se complementam: ao serem combinados formam um material mais completo e versátil.

Quando SemTrinca Microfibra é empregado no concreto de piso, a propriedade mais facilmente notada é o aumento da coesão da mistura fresca. Sua função principal é minimizar as fissurações (trincas) que ocorrem no estado plástico e nas primeiras horas de endurecimento.

Na prática o que acontece:

  1. a) A argamassa/concreto simples, logo após o lançamento, são fluídos. Aos poucos eles endurecem, perdem sua fluidez e, consequentemente, sua capacidade de deformação
  2. b) Em contra partida, com a evaporação da água deexsudaçãoa retração aumenta até que em determinado momento o nível de deformação de retração é maior que a capacidade do concreto absorver estas deformações, e então, as fissuras aparecem;
  3. c) A argamassa/concreto com SemTrinca Microfibra (microfibra depolipropileno) é mais deformável nas primeiras idades. As fibras possuem alongamento e transferem esta capacidade de deformação para o concreto. A deformação devido à retração é a mesma, porém não maior que a do concreto/argamassa com fibras. Assim as fissuras são inibidas ou sua freqüência e tamanhos são reduzidos.

EXEMPLO PRÁTICO: TERCEIRA PERIMETRAL DE PORTO ALEGRE

Selecionado do estudo de Rodrigues e Montardo, 2002

TRECHO 1: Av. Senador Tarso Dutra até Av. Ipiranga

Trincas no pavimento consertadas com resina epóxi

TRECHO 2: Rua Dr. Salvador França (partindo da Av. Ipiranga) até Av. Cel. Aparício Borges

Execução da obra utilizando fibras de polipropileno e nenhum problema com fissuras apresentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *